ASTROLOGIA E MAGIA


Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações. Jeremias 10:2.

Os que recorríamos à artes mágicas nos consagramos ao Deus bom. Justino Mártir (160 d.C.)
(Os demônios) lutam para convertê-los em escravos e ministros seus, e bem por visões em sonhos, ou bem por mágicos encantos, conquistam a todos aqueles que não se preocupam de sua salvação. Justino Mártir (160 d.C.)
Os egípcios foram os primeiros em introduzir a astrologia entre os homens. Da mesma maneira, os caldeus o praticaram. Clemente de Alexandria (195 d.C.)
Em realidade vocês são homens errantes, com astrologia de charlatões, que não é astronomia, senão palavreado sobre as estrelas. Clemente de Alexandria (195 d.C.)
A mais disto os magos, com a potestade do demônio invocada e assistente, fazem que apareçam fantasmas, que as almas dos defuntos respondam, que os meninos falem e adivinhem; se com os círculos enganam os olhos com tal aparência, sonhando representam prodígios; se fazem que falem as cabras e que adivinhem as mesas; se isto faz o demônio por negociação de um mago, que fará por seu interesse fazendo com toda sua vontade e sua força? Tertuliano (197 d.C.)
Desta mesma qualidade são os serviços que fazem ao César os que conferem aos astrólogos, aos adivinhos, aos agoreros e aos magos sobre sua vida e Saude. Estas artes as inventaram os anjos apóstatas, e Deus as tem proibidas; por isso não se valem delas os cristãos, nem ainda para seus próprios assuntos. Tertuliano (197 d.C.)
Aqueles anjos que inventaram as Joias e outras coisas são assinalados sob condenação ao castigo da morte. São os mesmos anjos que se precipitaram desde o céu sobre as filhas dos homens… Eles deram a conhecer as técnicas da metalurgia, ensinaram as propriedades naturais das ervas, divulgaram o poder dos encantos, puseram ao descoberto toda curiosidade, inclusive a interpretação das estrelas. Tertuliano (198 d.C.)
Eu estabeleço esta proposição: Aqueles anjos, os desertores de Deus, os amantes de mulheres, também foram os descobridores desta arte curiosa (a astrologia). E devido a isso, foram também condenados por Deus… Pois nós sabemos do mútuo vínculo entre a magia e a astrologia. Tertuliano (200 d.C.)
Assim mesmo, os magos não só conhecem aos demônios, senão que inclusive por meio deles fazem todos os prodígios com os que se divertem; sob sua inspiração e influxo realizam seus imposturas de fazer que apareça o que não é e que desapareça o que é. Hostanes, o primeiro desses magos… proclamou que os Demonios são seres do mundos, errantes e inimigos do gênero humano. Marco Minucio Félix (200 d.C.)
Fazer o bem e o mau está em nosso próprio poder. Não está determinado pelas estrelas. Metodio (290 d.C.)

Comentários