.

Assembléia Cristã em Londrina - Irmãos em Londrina - Congregação Cristã em Londrina - Igreja Cristã em Londrina - Igreja doméstica - Igreja em casa - Igreja Primitiva - Igreja Apostólica...

Translate

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O CÉU É O TRONO DE DEUS?


O céu é o meu trono... (Ato 7:49 )
Céu ou Céus?
Em Gen 1.1 vemos a primeira citação sobre o Céu na Bíblia, porém notamos que esta no plural...
“No princípio criou Deus os céus e a terra.”

Fica claro nas escrituras a existencia de “céus”, a palavra original em hebraico usada no livro de Gênesis por Moisés para descrever os céus foi “shamayim” , essa palavra em hebraico tem o plural na terminação “im”, portanto indica claramente que há mais de um céu; no grego a palavra correspondente é ouranos, sendo ambas usadas com vários sentidos nas Escrituras.
Alguns classificam os céus como:

- Céu inferior ou “AURONOS”: onde há nuvens e atmosfera sendo o céu que envolve a terra e o ar, inclusive o azul celeste está aparente no céu “auronos”.

- Céu intermediário ou “MESORANIOS” : onde estão localizadas as estrelas e planetas, já não é azul, pois vemos que ao sair da atmosfera terrestre o espaço é escuro e preto, sendo um vácuo onde estão os planetas, estrelas, etc. Conhecido por céu astronômico.

- Céu superior ou “EPORANIOS”: “o céu dos céus” , o onde está o Senhor.
O céu natural ou físico é o onde se movem os astros (Gn 1.14-17). Este céu é descrito no hebraico bíblico como räqîa’, isto é, “vastidão celeste” ou “espaço infinito dos céus”: “E chamou Deus ao firmamento [räqîa’] Céus [shämayim]” (Gn 1.8 - ARA). Embora belo, o céu físico é temporário, passageiro (2 Pe 3.10,12; Mt 5.18; 24.29, 35; Mc 13.25; Ap 21.1).

O céu, morada de Deus. “Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo” (Dt 26.15; 2 Cr 6.18; Sl 2.4; Ef 6.9. Ele é descrito como o trono de Deus, a habitação do Altíssimo (Is 66.1; Mt 5.34; At 7.55,56), mas também a morada dos santos em Cristo (Jo 14.1-3). Do céu, a morada do Altíssimo, o Senhor abençoa o seu povo (Dt 26.15), ouve o seu ungido (Sl 20.6) e provê sustento para o seu povo (Sl 105.40).

Em 2 Coríntios 12.2, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, revela a existência de três céus. A Bíblia não fala diretamente a respeito desses três, porém, o ensino geral das Escrituras atesta o céu, como a atmosfera que circunda a terra (Os 2.18; Dn 7.13; Mt 8.20; 13.32), o segundo, como o céu estelar (Gn 26.4; Ap 6.13), e o terceiro, muito mais glorioso e belo do que os outros dois é identificado como o paraíso ou terceiro céu (2 Co 12.2-4; Lc 23.43). Este lar é a mansão eternal prometida aos salvos em Cristo Jesus.
O céu é real. Enoque e Elias foram levados verdadeiramente para o céu (2 Rs 2.1,11; Hb 11.5). Paulo foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar (2 Co 12.2-4). O céu é a habitação dos anjos (Mt 18.10; Ef 1.10). Por

fim, todos os redimidos em Cristo, estarão eternamente no lar celeste revestido de um corpo glorioso (1 Ts 4.16,17).

Mat 5:34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo CÉU, PORQUE É O TRONO DE DEUS;

Mat 19:28 - E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem SE ASSENTAR NO TRONO DA SUA GLÓRIA, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Mat 23:22 - E, O QUE JURAR PELO CÉU, JURA PELO TRONO DE DEUS E POR AQUELE QUE ESTÁ ASSENTADO NELE.

Mat 25:31 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará NO TRONO DA SUA GLÓRIA;

Ato 7:49 - O CÉU É O MEU TRONO,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?


Heb 8:1 - ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que ESTÁ ASSENTADO NOS CÉUS À DESTRA DO TRONO DA MAJESTADE,

Heb 12:2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e ASSENTOU-SE À DESTRA DO TRONO DE DEUS.

Apo 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que ESTÃO DIANTE DO SEU TRONO;

Apo 3:21 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo NO MEU TRONO; assim como eu venci, e me assentei COM MEU PAI NO SEU TRONO.

Apo 4:2 - E logo fui arrebatado em espírito, e eis que UM TRONO ESTAVA POSTO NO CÉU, E UM ASSENTADO SOBRE O TRONO.

Apo 4:4 - E AO REDOR DO TRONO HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

Apo 4:5 - E DO TRONO SAÍAM RELÂMPAGOS, E TROVÕES, E VOZES; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

Apo 4:6 - E HAVIA DIANTE DO TRONO um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E NO MEIO DO TRONO, E AO REDOR DO TRONO, QUATRO ANIMAIS cheios de olhos, por diante e por detrás.


Apo 5:6 - E olhei, E EIS QUE ESTAVA NO MEIO DO TRONO E DOS QUATRO ANIMAIS VIVENTES E ENTRE OS ANCIÃOS UM CORDEIRO, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

APO 5:7 - E VEIO, E TOMOU O LIVRO DA DESTRA DO QUE ESTAVA ASSENTADO NO TRONO.

Apo 5:13 - E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: AO QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO, E AO CORDEIRO, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.


Apo 7:9 - Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que ESTAVAM DIANTE DO TRONO, E PERANTE O CORDEIRO, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

Apo 7:17 - Porque O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Apo 12:5 - E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu FILHO FOI ARREBATADO PARA DEUS E PARA O SEU TRONO.

Apo 19:5 - E SAIU UMA VOZ DO TRONO, QUE DIZIA: LOUVAI O NOSSO DEUS, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.

Apo 22:1 - E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO.

Apo 22:3 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela ESTARÁ O TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO, e os seus servos o servirão.

* LEMBREM-SE QUE A PALAVRA CEU PODE POSSUI SENTIDO FIGURADO, INDICANDO O LOCAL DONDE DEUS REINA, POR ESTA RAZÃO FALA AS VEZES DE DIVERSOS NELE...
Postar um comentário

Google+ Followers