O Lava-pés



Jesus instituiu a Cerimônia de Lavar os Pés para que as pessoas refletissem sobre a lição de humildade, da qual exemplo nos deu ELE, vindo melhor se preparar para participar na Santa Ceia.

Pois bem, levando em conta os caminhos de terra, os calçados (sandálias), e os pés facilmente poderiam ser feridos; entenderíamos facilmente o quanto era incomodo permanecer desta maneira, a água alem da limpeza, serve então para alivio dos pés daqueles que chegavam. Por outro lado poderia ser humilhante para muitos “limpa-los”, nisto vemos que o Senhor Jesus, nos dá um grande exemplo de humildade, pois o maior de todos é aquele que serve

As escrituras nos mostram que quando alguém chegava, eram saudados com osculo, seus pés em seguida era lavado numa bacia com água em seguida secado por uma toalha. Jesus chamou a atenção de Simão, pela sua não demonstração de humildade e hospitalidade...
Lucas 7.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta me regou os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos
.45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
No antigo testamento há ainda o exemplo de Labão...
Genesis 24.32 Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.

A Bíblia diz em João 13:4-17 “Levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos. Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.”

O apostolo Paulo estabeleceu este ensino como regra na inscrição como viúva...

Timóteo 5
.10 Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra., o que prova ter sido o costume entre os cristãos primitivos.

Lucas 22.
26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
27 Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.

É uma pena que grande parte das denominações cristãs apresente desculpas para não mais seguir este exemplo de Cristo. Para algumas pessoas seria "difícil", para outros seria humilhante, para maioria uma "tradição" sem importância, apenas mais um detalhe. Seria assim tão difícil passar por cima de nosso "ego"? É mais fácil criar discursos sobre não fazer isto, do que com um simples ato repetirmos o exemplo de Cristo, refletindo durante isto, sobre a verdadeira humildade e o sentido verdadeiro deste ato...

Comentários

PAULO SOBRINHO disse…
O ato de lavar os pés aos santos, não está em deitar água numa bacia e fazer isto literalmente.
Mas se observarmos o que realmente Jesus transmitiu, vemos claramente que o ato de nos considerarmos iguais uns aos outros, não sendo soberbos a ponto de julgarmos semor melhor ou maior que nossos irmãos. se somos irmãos somos filhos do mesmo Pai, e assim temos o mesmo lar, vivemos no mesmo amor, sentimos o mesmo afeto, e vivemos em harmonia.
Se vivemos em união, vivemos em amor, o verdadeiro amor àgape.
Nem sempre uma demonstração de amor será válida em seguir uma tradição milenar, mas sim seguir o sentido de que esta tradição nos ensina.
Adiante da humildade vai a honra. Então se somos humildes, honramo-nos uns aos outros primeiramente.