USO, COSTUME E TRADIÇÃO



USO, COSTUME E TRADIÇÃO
2Te 2:15 - Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

É COMUM OUVIRMOS DEBATES EM QUE AS PESSOAS DIZEM ISTO OU AQUILO É USO, COSTUME OU TRADIÇÃO QUE NÃO DEVE SER SEGUIDO.

E VOCÊ CARO IRMÃO, SABE O QUE É USO, COSTUME OU TRADIÇÃO?

NA LINGUA PORTUGUESA ESTAS PALAVRAS POSSUEM AS SEGUINTES ORIGENS:

Costume

s. m., uso habitual; prática geralmente observada; jurisprudência baseada no uso;

modo corrente; moda; particularidade;

Uso

do Lat. Usu s. m., ato ou efeito de usar; costume; prática consagrada pela tradição;

utilização; aplicação; serviço; conhecimento adquirido pelo exercício, pela experiência;

experiência; hábito; emprego freqüente; vigor; moda; cotio; deterioração;


Tradição

do Lat. traditione, entrega s. f., ato de transmitir ou entregar; transmissão oral de

lendas, fatos, etc., de pais para filhos; transmissão de valores espirituais de geração

em geração; conhecimento ou prática que provém da transmissão oral ou de hábitos

inveterados; hábito; uso; notícia de um fato transmitido oralmente ou por testemunho

que livros, sucessivamente publicados, confirmam; recordação; memória.


ESTA ABERTA A QUESTÃO: O QUE É USO, COSTUME E TRADIÇÃO? QUAIS DENTRE ELES DEVEMOS OBSERVAR?

Vejamos o que as escrituras dizem sobre uso, costume tradição:

Col 2:8 - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

2Te 3:6 - Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.

Ato 21:21 - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Mateus 15

1 ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão
.3 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4 Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6 E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo
:8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Marcos 7

5 Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
7 Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 Porque, DEIXANDO o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
10 Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
12 Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
13 Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.


As escrituras sagradas nos deixam claro a diferença entre tradição, uso e costume do povo de Deus e “dos homens”. Ensinando ainda que não devemos andar segundo os hábitos dos povos:

1Pe 1:18 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

O povo de Deus é um povo especial, separado deste mundo, possuindo suas tradições, e é exatamente por ser diferente que este povo não é aceito pelo mundo, Deus ainda nos ensina que não devemos seguir os “povos”, nem da lei...

Lev 20:23 - E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.

2Re 17:34 - Até ao dia de hoje fazem segundo os primeiros costumes; não temem ao Senhor, nem fazem segundo os seus estatutos, segundo as suas ordenanças, segundo a lei e segundo o mandamento que o Senhor ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel.

Isa 2:6 - Mas tu desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros,

Jer 10:3 - Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;

Ato 6:14 - Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.

Ato 13:18 - E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos.

Ato 16:21 - E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.

Ato 26:3 - Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência.


Heb 13:5 - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
-------------------------------------------------------------------------------------

Porque os cristãos não se distinguem do resto da humanidade nem na localidade, nem no fala, nem nos costumes. Porque não residem em cidades próprias, nem usam uma língua diferente, nem praticam alguma classe de vida extraordinária. . Mas conquanto residem em cidades de gregos e bárbaros, segundo dispôs a sorte de cada um, e seguem os costumes nativos quanto a alimento, vestido e outros arranjos da vida. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Manda a razão que os que são verdadeiramente piedosos e filósofos honrem e amem unicamente a verdade, eliminando a aceitar as opiniões dos antigos se não são boas. Porque a sã razão não só ordena que não sigamos aos que injustamente fizeram ou ensinaram, senão que ademais, o amante da verdade deve em absoluto, acima de sua própria alma, e ainda que a morte lhe ameace, estar sempre decidido a dizer e praticar a justiça. Justino Mártir (160 d.C.)

Os que nos odiávamos e matávamos, e não compartilhávamos o lar com ninguém de outra raça que a nossa, pela diferença de costumes, agora, depois da aparição de Cristo, vivemos juntos e rogamos por nossos inimigos. Justino Mártir (160 d.C.)

Nossa luta está contra as instituições de nossos antepassados, contra a autoridade das tradições, contra leis humanas, contra os raciocínios dos sábios deste mundo, contra a antigüidade, e contra os costumes que tínhamos. Já que todas estas coisas ajudaram na criação do sistema falso de seus deuses. Tertuliano (197 d.C.)

Quando vocês nos acusam de ter deixado os costumes instituídos por nossos antepassados, devem considerar uma e outra vez, se esta acusação não se aplica a vocês também. Tertuliano (197 d.C.)

Que preferem seguir, a antigüidade ou a razão? Se preferem seguir a razão têm que abandonar as tradições instituídas e a autoridade de nossos antepassados. Porque nada é correto, senão o que a razão aprova. Lactâncio (304-313 d.C.)

Comentários

Muito esclarecedor o tema, e infelizmente tem sido alvo de confusão entre muitos, o texto de II Tessalonicenses 3:6 pode ser lido no contexto de Romanos 16:17. Que Deus Abençoe a todos