ESPORTES

Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:8.

Os atletas da antigüidade, sentindo vergonha de mostrar-se nus, participavam nos ginásticos previstos de um senador e cobriam suas vergonhas. As mulheres, em mudança, arrojam o pudor com a túnica e, querendo parecer formosas, sem propor-se, põem em evidência sua maldade. Já que, através de seu corpo, se evidência sua luxuriosa lascívia. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Mas, se me dizem que tomam os espetáculos como um tipo de jogo, a modo de passatempo, eu afirmo que não são prudentes aquelas cidades que tomam em sério os jogos. Não, já não são jogos essa cruel ambição de glória, que chega ao extremo da morte, também não a cobiça de vaidades, nem esses irracionais luxos e gastos sem sentido. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Tudo zelo na busca de glória e honra está morto em nós… Entre nós nunca se diz, vê ou escuta nada que tenha algo em comum com... as atrocidades da areia ou o exercício inútil do campo de luta livre. Por que se ofendem conosco se diferimos de vocês quanto a seus prazeres? Tertuliano (197 d.C.)

Vocês (os cristãos) não assistem aos jogos desportivos. Não têm nenhum interesse nas diversões. Recusam os banquetes, e aborrecem os jogos sagrados… Desta maneira, se têm vocês sensatez ou Juizo algum, deixem de fixar-se nos céus e nos destinos e segredos do mundo. Marco Minucio Félix, citando a um pagão antagonista (200 d.C.)

Nós, que somos Juizos por nossos costumes e nosso sentido do pudor, com razão nos abstemos dos maus prazeres, de suas cerimônias e espetáculos, cujo origem sagrada conhecemos e cujos prejudiciais encantos condenamos. Quem não se horroriza ao ver nas carreiras de carroças a loucura do povo disputando uns com outros, ou nas lutas de gladiadores, uma verdadeira escola de homicídio? Marco Minucio Félix (200 d.C.)

O que se deleita em olhar a morte de um homem, ainda que homem condenado pela lei, contamina sua consciência igual como se fosse ele cúmplice ou espectador de boa vontade de um homicídio cometido em segredo. ¡Mas eles dizem que isso é ‘esporte’, o derramar sangue humano! Lactâncio (304-313 d.C.)

As celebrações dos jogos são festividades em honra aos deuses, pois elas foram instituídas devido à data de seu nascimento ou à dedicação de novos templos… Por tanto, se alguém está presente nos espetáculos nos quais se reúnem os homens por causa de sua religião, desviou-se da adoração de Deus. Lactâncio (304-313 d.C.)

Comentários